Igor Normando toma posse, anuncia licitação de ônibus, fiscalização da PM no trânsito e reforma administrativa
01/01/2025
Com 37 anos, Igor Normando é o prefeito mais jovem da história de Belém. Posse do prefeito Igor Normando
Joyce Ferreira/Ag. Belém
O prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), foi empossado nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O novo gestor anunciou ação de limpeza, maior ritmo nas obras da COP e atuação de fiscalização da Polícia Militar no trânsito de Belém.
Sobre o primeiro ato como prefeito de Belém, Igor Normando afirmou que a partir desta quinta-feira (2) iniciará um grande mutirão de limpeza na cidade.
Igor Normando assume gestão de Belém.
Thaís Neves/g1 Pará
“Nós vamos dar início à gestão da cidade, vamos fazer um grande mutirão de limpeza, lançando o programa Belém-Limpa, que vai desobstruir os canais, os bueiros e também vai se desencadear uma série de projetos relevantes para a cidade”.
Vereadores de Belém são empossados para novo mandato
Segurança
Normando também falou sobre a questão da segurança. Segundo ele, a prefeitura está em conversa com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) para fazer uma política de segurança integrada, onde policiais militares participaram da fiscalização do trânsito da capital.
Segundo o prefeito, a pauta está sendo debatida junto à Segup. “A ideia é que a gente faça uma força tarefa para que isso possa avançar”, contou.
Ainda sobre a segurança pública, o governador do estado Helder Barbalho que estava ao lado de Igor, afirmou que dentro dos próximos dias, o governo estará fazendo entregas de armamentos para a Guarda Municipal de Belém (GMB).
Governador do Pará, Helder Barbalho, prefeito Igor Normando e vice-prefeito Cássio Andrade.
Thaís Neves/g1 Pará
Hélder também agradeceu ao prefeito sobre a política de integração que vai permitir que a PM esteja envolvida na fiscalização do trânsito da capital.
“Se por um lado a polícia vai ajudar a Semob no ordenamento do trânsito, também vai permitir que possamos fiscalizar veículos. A criminalidade trafega por veículos e por isso é fundamental que a polícia militar esteja envolvida nesse processo de fiscalização", disse o governador.
Com relação ao gestor que vai comandar o comitê da COP-30, Igor Normando contou que ainda estão definindo.
“Nós estamos definindo junto com o governo do Estado, estamos nos reunindo e acredito que até o final desta semana nós vamos estar anunciando para a sociedade quem vai contribuir por parte da prefeitura com o comitê gestor da COP”, afirmou.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Transporte urbano
Em relação ao transporte público da capital, Igor Normando falou que irá começar a dar ordenamento e discutir uma nova licitação para o transporte.
"Foi uma proposta desenhada por nós durante o período eleitoral e agora, chegando a prefeitura, nós temos a obrigação de fazer jus aquilo que nos comprometemos a fazer durante o processo eleitoral. Durante os 100 dias, vamos estar preparando esses estudos para que a gente possa dar início a essa transformação da mobilidade urbana na cidade", afirmou.
Igor Normando toma posse, agradece apoios e anuncia medidas para Belém
COP-30
Com a proximidade da COP-30 em Belém, Igor afirmou que entre as metas de seu mandato para o evento é ter os postos de saúde funcionando, manter a cidade limpa e ter o ordenamento do trânsito.
"É importante cuidar da zeladoria, da manutenção urbana na cidade para garantir que turistas vejam Belém como uma cidade que realmente recebe muito bem aqueles que vêm nos visitar, mas sobretudo aqueles que moram aqui também", ressalta Normando.
Reforma administrativa
Segundo Igor, a prefeitura de Belém possui atualmente 2.800 cargos comissionados. Ele pretende reduzir em pelo menos 20% da folha e 20% do custeio para realizar investimentos na cidade. Ainda segundo ele, as 42 secretarias terão redução parar no máximo 31.
Ao ser questionado sobre para onde irá o investimento após a redução do custo, o prefeito afirmou que o primeiro passo é sanar as dívidas que o município tem.
"Belém é uma cidade que infelizmente tem uma arrecadação ainda muito pífia do ponto de vista da relação com a sua população e com os seus desafios. A ideia é que a gente possa gastar menos com a máquina pública e mais com a população através de investimentos em obras e serviços", diz.
Sobre a reforma administrativa, Normando ressaltou que até o dia 15 de janeiro irá enviar o pedido do projeto à câmara que se comprometeu em obter uma sessão extraordinária para votação.
Com o projeto da nova reforma administrativa para a capital, Igor avaliou como eficiente e que o projeto vai ter foco especialmente em resultado.
"Vamos ter que ter medidas de austeridade, medidas que sejam realmente de acordo com aquilo que a população espera de nós. Então a reforma administrativa é realmente algo muito importante para que a gente possa iniciar bem a gestão municipal", diz.
Causa animal
Como defensor da causa animal, o prefeito também falou sobre seus projetos para os animais. Segundo ele, será feita uma uma política ostensiva de enfrentamento dos problemas que não só aqueles que porventura defendem a causa animal, mas principalmente a população.
"Cuidar de animal também é cuidar de um ser humano. Nós vamos não só reformar o hospital veterinário, vamos botar pra funcionar e nós vamos fazer dentro dos 100 dias. É um projeto que nós temos, nós vamos buscar entregar a esse resultado, é acabar com a tração animal na cidade", afirma.
O prefeito afirmou ainda que está em contato com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com protetores animais, para que as pessoas que trabalham com os animais de carroça possam ser reaproveitadas em outros ambientes do mercado de trabalho.
Caminhando por baixo de chuva, Igor Normando se dirigiu ao palanque para receber a faixa de prefeito. Edmilson Rodrigues, que passaria a faixa para Igor, não esteve presente e informou que não compareceu a festa da posse, pois a festa era da "democracia e do povo Belém".
Igor Normando antes de receber a faixa.
Thaís Neves/g1 Pará
Perfil
Igor Normando tem 37 anos e já atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania (Seac) do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.
Igor Normando, do MDB, em Belém.
Reprodução/TV Liberal
Ele deixou o Podemos e se filiou em março de 2024 ao MDB, partido do governador Helder Barbalho, para se tornar pré-candidato à prefeitura de Belém.
Primo de Helder Barbalho, Normando atuou como vereador por dois mandatos em Belém (entre 2013 e 2019). Ele é defensor da causa animal e foi eleito deputado estadual pelo Pará em 2018, sendo reeleito em 2022.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA