Belém recebe a primeira escola de Educação Quilombola nesta segunda-feira, 30
29/12/2024
Instituição fica localizada no território quilombola de Sucurijuquara, no distrito de Mosqueiro. Escola Municipal de Educação Quilombola Arlinda Gomes
Foto/Divulgação
Será inaugurada nesta segunda-feira (30) a partir das 9h, a primeira unidade de Educação Quilombola de Belém, a escola Municipal Arlinda Gomes, que fica no território quilombola de Sucurijuquara, no distrito de Mosqueiro.
A instituição atende 260 estudantes, na faixa etária de 4 a 17 anos, em turmas do Jardim I ao 9º ano e um investimento superior a R$ 2,7 milhões.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O local passou por reforma completa, além de revitalização, novas instalações e adequação de espaços para assegurar mais segurança e conforto aos alunos.
A instituição visa fortalecer práticas antirracistas no ambiente escolar e de combate a quaisquer tipos de manifestações discriminatórias na rede municipal de ensino.
Projeto pedagógico
Entre os objetivos construídos nas reuniões e formações junto à comunidade, estão fortalecer o ensino e aprendizagem com uso da legislação que rege a educação do campo e quilombola.
Tudo para que os estudantes das comunidades quilombola e campesina tenham uma proposta pedagógica que contemple as suas especificidades, valorizando costumes que fortaleçam suas identidades.
A comunidade de Sucurijuquara, que tem uma população de 689 habitantes, recebeu o reconhecimento da titulação como território quilombola pela Fundação Palmares, em 2014.
Vídeos com todas as notícias do Pará